Secos & Molhados foi uma
banda brasileira, criada pelo compositor João Ricardo em 1971. Canções do
folclore português, como "O Vira", misturadas com a poesia de
Cassiano Ricardo, João Apolinário, Vinícius de Moraes e Fernando Pessoa, entre
outros, fizeram do grupo um dos maiores fenômenos musicais do Brasil.
Índice
A formação inicial do grupo era
composta por: João Ricardo (violão de doze cordas e gaita), Fred (bongô) e
Antônio Carlos, ou Pitoco, como é mais conhecido.
O som completamente diferente à
época, fez com que o Kurtisso Negro de propriedade de Peter Thomas, Oswaldo
Spiritus e Luiz Antonio Machado no bairro do Bixiga, em São Paulo, local onde o
grupo se apresentava, fosse visitado por muitas pessoas, interessadas em
conhecer o grupo. Entre os “curiosos” estava a cantora e compositora Luli, com
quem João Ricardo fez alguns dos maiores sucessos já gravados no Brasil
("O Vira" e "Fala").
Fred e Pitoco, em julho de 1971,
resolvem seguir carreira solo e João Ricardo sai à procura de um vocalista. Por
indicação de Luli, conhece Ney Matogrosso, que muda-se do Rio de Janeiro para
São Paulo. Depois de alguns meses, Gerson Conrad, vizinho de João Ricardo, é
incorporado ao grupo. O Secos & Molhados começa a ensaiar e depois de um
ano se apresenta no teatro do Meio, do Ruth Escobar, que virou um misto de
bar-restaurante chamado "Casa de Badalação e Tédio".
No dia 23 de maio de 1973, o
grupo entra no estúdio "Prova" para gravar – em sessões de seis horas
ao dia, por quinze dias, em quatro canais – seu primeiro disco, que vendeu mais
de 300 mil cópias em apenas dois meses, atingindo um milhão de cópias em pouco
tempo. Os Secos & Molhados se tornaram um dos maiores fenômenos da música
popular brasileira, batendo todos os recordes de vendagens de discos e público.
O disco era formado por treze canções que ao ver da crítica, parecem atuais até
os dias de hoje. As canções mais executadas foram "Sangue Latino",
"O Vira", e "Rosa de Hiroshima". O disco também destaca
inúmeras críticas a ditadura militar que estava implantada no Brasil, em
canções como o blues alternativo "Primavera nos Dentes" e o rock
progressivo "Assim Assado" – esta de forma mais explícita em versos
que personificam uma disputa entre socialismo e capitalismo. Até mesmo a capa
do disco foi eleita pela Folha de São Paulo como a melhor de todos os tempos de
discos brasileiros.
O sucesso do grupo atraiu a
atenção da mídia, que convidou-os para várias participações na televisão. As
mais relevantes foram os especiais do programa Fantástico, da Rede Globo.
Sempre apareciam com maquiagens inusitadas, roupas diferentes sendo uma das
primeiras e poucas bandas brasileiras a aderirem o glam rock.
Em fevereiro de 1974, fizeram um
concerto no Maracanãzinho que bateu todos os índices de público jamais visto no
Brasil - enquanto o estádio comportava 30 mil pessoas, outras 90 mil ficaram do
lado de fora. Também em 1974 o grupo sai em turnê internacional, que segundo
Ney Matogrosso, gerou oportunidades de criar uma carreira internacional sólida.
Em agosto do mesmo ano, é lançado
o segundo disco de estúdio da banda, que tinha em destaque "Flores
Astrais", único hit do disco. O lançamento do disco foi pouco antes do fim
da formação clássica da banda, que ocorreu por brigas internas entre os
membros. Talvez por este motivo o segundo álbum – que veio sem título, e com
uma capa preta – não tenha feito tanto sucesso comercial como o primeiro.
Após o fim do grupo Secos e
Molhados, os três membros seguiram em carreira solo. Ney Matogrosso lançou no
ano seguinte, em 1975, seu primeiro disco com o nome de "Água do
Céu-Pássaro" (recheado de experimentalismos musicais) e com o sucesso
"América do Sul". João Ricardo lançou também em 1975 seu disco
homônimo, mais conhecido por Pink Record. Gerson Conrad juntou-se a Zezé Motta
e lançou um disco também em 1975.
João Ricardo adquiriu os direitos
autorais sob o nome Secos e Molhados, após algumas brigas na justiça, e saiu a
procura de novos músicos para que a banda tivesse novas formações.
A primeira formação após o fim do
grupo em 1974 surgiu em maio de 1978, João Ricardo lança o terceiro disco dos
Secos e Molhados com Lili Rodrigues, Wander Taffo, Gel Fernandes e João
Ascensão. O terceiro disco foi lançado, e mais um sucesso do grupo – o que
seria o último de reconhecimento nacional, e único fora da formação original –
"Que Fim Levaram Todas as Flores?", uma das canções mais executada no
Brasil naquele ano, o que trouxe o novo grupo de João Ricardo às apresentações
televisivas.
No mês de Agosto de 1980, junto
com os irmãos Lempé – César e Roberto – o Secos & Molhados lança o quinto
disco, que não teve sucesso comercial. A quinta formação do grupo nasce no dia
30 de junho de 1987, com o enigmático Totô Braxil, em um concerto no Palace, em
São Paulo. Em maio de 1988 sai o álbum "A Volta do Gato Preto", que
foi o último da década. Simplesmente sozinho, em 1999, João Ricardo lança
"Teatro?" mostrando definitivamente a marca do criador dos Secos e
Molhados.
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